sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Quebrando a Cabeça

Não quebre a cabeça tentando escolher um brinquedo da moda ou caro para o seu filho. Você pode até fazer isto, mas corre o risco do brinquedo ficar largado num canto. Sei por experiência própria: quando meu filho completou 4 aninhos, dei um laptop infantil para ele. Ele abriu a caixa eufórico, olhou, manuseou, até ligamos para ele brincar. Sabe o que ele fez? Deixou de lado e preferiu brincar com seus "velhos" quebra-cabeças. Pois é! Este é um dos brinquedos preferidos dele! Ganhou o primeiro com 2 anos, de apenas 9 peças. Hoje já monta um com 60 peças!
O quebra-cabeça é um brinquedo que atrai muito a criança, além de desenvolver habilidades como: concentração, raciocínio lógico, percepção visual, coordenação motora e noção espacial. É um entretenimento que auxilia muito na educação e no desenvolvimento físico, psicomotor e neurológico.
Existem várias opções no mercado e o ideal é você começar com aqueles que contêm menos e maiores peças, de preferência peças de madeira, mais resistentes. A partir daí você pode ir aumentando o grau de dificuldade para estimular ainda mais a capacidade de seu filhote. Você encontra quebra-cabeças de 9, 12, 15, 20, 24 peças e por aí vai. Tem até os progressivos: embalagens com 3 quebra-cabeças (16, 20 e 25 peças), que são ótimos, com personagens que com certeza seu filho conhece, super coloridos, que realmente atraem a criança e a nós também! 
Experimente dar uma para o seu filho! Mas deixe ele tentar sozinho...não o repreenda se ele não acertar, dê dicas, estimule, diga que ele vai conseguir e quando ele finalmente lhe mostrar o brinquedo montado, bata palmas, abrace-o, diga que ele é 10! e peça para fazer você mesma...então tente errar de propósito..rs...aí ele é que vai dizer: "Mamãe, não é assim...veja, é assim!"  E você vai achar o máximo!!!!
Então, finalizando: brinque com seu filho, corra, pule, dance, cante e principalmente...estimule!

Nenhum comentário:

Postar um comentário